Segunda Licenciatura em Pedagogia – UniBF

Segunda Licenciatura em Pedagogia

A pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a administração escolar e o magistério. Os profissionais formados em Pedagogia podem trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. .

Duração EAD: 6 a 18 meses
Duração Semipresencial: 12 meses aulas somente as sextas
Titulação: Licenciado
Modalidade: EAD e SEMIPRESENCIAL
Objetivo Geral

Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.

Missão do Curso

O curso de SEGUNDA LICENCIATURA tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a possibilidade do profissional da educação que atua em uma determinada área, por exemplo: História, ter uma nova habilitação e poder atuar em uma nova área, por exemplo: Pedagogia.

Mercado de Trabalho

A necessidade de formação de pedagogos é grande em nosso país, o trabalho que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo licenciado em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças.

Matriz Curricular
Áreas de atuação
O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal. • Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos. • Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, Editoras, Pedagogia Hospitalar, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.
Perfil do Egresso
A Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 em seu artigo 15 autoriza a realização de cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Licenciatura. Documentos necessários - Certidão de Nascimento ou Casamento - RG - CPF - 1 (uma) cópia autenticada do Diploma (frente e verso) e do Histórico de Graduação (todas as páginas) da graduação cursada. - Histórico Escolar - 1 foto 3X4 - Comprovante de Residência
 
*Consultar tabela de desconto cedidos pela instituição