Ouvidoria

Apresentação

A Ouvidoria da FAPAN foi criada para garantir um canal permanente de comunicação e maior aproximação entre a Direção, comunidade externa e interna, garantindo através de um processo ágil um acompanhamento personalizado. Sua ação visa facilitar a manifestação democrática e participativa de opiniões, comentários, críticas (sobre os aspectos julgados insatisfatórios) e elogios (sobre aqueles julgados positivos) a todos os setores da Faculdade por parte dos discentes, docentes, funcionários e, também, da comunidade em geral, bem como atuar na prevenção de conflitos.

O que é ouvidoria?

Um canal responsável por receber as sugestões e/ou críticas e reclamações do âmbito acadêmico, compreendendo alunos, professores, funcionários e a comunidade externa com a finalidade de estabelecer uma comunicação democrática, identificar necessidades e entraves existentes e buscar soluções para as queixas e indagações apresentadas, bem como coletar propostas visando a busca da excelência no atendimento e o favorecimento da prática da gestão participativa. Nossa Ouvidoria trabalha de forma personalizada, transparente e objetiva, assegurando o sigilo absoluto com o intuito de preservar a identidade do manifestante;

O que faz?
Ouve, recebe e encaminha sugestões, informações, solicitações e questionamentos para os diversos setores da Faculdade, acompanhando o processo até a resolução final. Sugere ao Conselho Diretivo medidas que contribuam para a melhoria dos serviços. Informa o autor da solicitação fornecendo-lhes os devidos esclarecimentos e soluções possíveis a problemática exposta.
Tempo de resolução dos casos?
Depende da complexidade do caso e dos procedimentos envolvidos na sua resolução. Pode ser resolvido de imediato, em 24h, ou até no prazo máximo de 15 dias.
Horário de atendimento presencial
O atendimento presencial acontecerá mediante agendamento na recepção da FAPAN toda quarta-feira das 19:30h às 21:30h.
Prazo de resposta
Visando propiciar uma resposta ágil e adequada às questões demandadas, deverão ser observados os seguintes prazos:

1. Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para resposta;

2. Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta;

3. Elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

4. Denúncia: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

5. Sugestão: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

6. No caso de denúncia ou sugestão o setor envolvido terá 10 (dez) dias úteis para se manifestar sobre a pertinência e encaminhar a resposta à Ouvidoria;

6.1. Não havendo resposta por parte do setor no prazo acima referido, a Ouvidoria reiterará a solicitação, com prazo de mais 5 (cinco) dias úteis para a manifestação sobre a denúncia ou sugestão, contados a partir da data do recebimento;

6.2. Ainda não havendo resposta, o Ouvidor solicitará providências junto ao setor hierarquicamente e imediatamente superior;

7. Sempre que houver resposta ou informação direta ao interessado, por parte do setor motivo da denúncia, reclamação, sugestão, elogio, deverá ser comunicada a Ouvidoria, inclusive com o envio de cópia do procedimento.

Responsável

Prof: Edson Luiz da Silva

Atendimento Ouvidoria

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