Tecnólogo em Serviços Jurídicos

Apresentação do Curso

O curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos prepara profissionais para atuar desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, comunicação e planejamento estratégico, além de poder desempenhar atividades administrativas em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, departamentos administrativos e de recursos humanos de empresas públicas e privadas, bem como em cartórios extrajudiciais e judiciais, ofícios e secretarias das Varas e Seções Judiciárias das Justiças Comum e Especiais das esferas Estaduais e Federais. Além disso, pode atuar também em serviços administrativos de órgãos do setor público em todos os âmbitos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas e Procuradorias.

Objetivo Geral

Formar profissionais para atuação em serviços de gestão administrativa, execução de serviços de apoio técnico administrativo e de suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.

Missão do Curso

Formar um profissional diferenciado com capacidade para desenvolver atividades de gestão, apoio e suporte para profissionais da área jurídica e demais áreas onde possam atuar, sendo proativo e empreendedor dentro de sua área de atuação.

Perfil do Egresso

É o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, sob a orientação do profissional responsável, preparando a execução de procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público. Profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e segurança na sociedade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do Tecnólogo em Serviços Jurídicos é bastante vasto, indo desde empresas privadas, onde pode trabalhar em departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, departamento financeiro e contábil, assim como em escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC); até o setor público, onde pode atuar nos departamentos administrativos que necessitem de assistentes com conhecimento técnico-jurídico, assim como em tribunais arbitrais, cartórios extrajudiciais e judiciais, ofícios e secretarias das Varas e Seções Judiciárias das Justiças Comum e Especiais das esferas Estaduais e Federais, através de ingresso por concurso público quando necessário.

Áreas de atuação

A área de atuação para o profissional em Tecnólogo em Serviços Jurídicos é:
a) Empresas privadas: departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, financeiro e contábil, escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC).

b) Setor Público: departamentos administrativos que necessitem de assistentes com noções de conhecimento técnico-jurídico e de gestão administrativa, para ocupar cargos administrativos em cartórios extrajudiciais e judiciais, Fóruns, Secretarias, Seções Judiciárias da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Ministérios Públicos, Procuradorias, Tribunais de Justiça, Tribunais Federais, Tribunais Superiores e Tribunais

Matriz Curricular
Período LetivoDisciplinaCarga Horária
1º Semestre Comunicação e Expressão
História e Introdução ao Direito
Noções de Direito Civil I
Introdução a Administração
Contabilidade Básica
80
80
80
80
80
2º Semestre Noções de Direito Civil I
Noções de Direito Constitucional
Tecnologia da Informação Aplicada
Noções de Direito Administrativo
Matemática Financeira
80
80
80
80
80
3º Semestre Elementos do Processo Civil
Administração Pública
Noções de Direito Trabalhista e Previdenciário
Noções do Direito Penal
Administração Financeira e Orçamentária
80
80
80
80
80
4º Semestre Elementos do Processo Trabalhista
Gestão de Pessoas
Planejamento e Gestão Estratégica
Noções de Direitos Humanos e Inclusão
Elementos do Processo Penal
80
80
80
80
80
5º Semestre Tópicos em Legislação Especial
Noções do Direito Tributário
Administração e Organização Judiciária
Plano de Desenvolvimento de Negócios
Noções de Direito Notarial e Registral
80
80
80
80
80

Carga Horária das Disciplinas - 2000h
Atividades Complementares - 100h
Carga Horária do Curso - 2100h
Libras – Linguagem Brasileira de Sinais - Optativa - 40h
Carga Horária do Curso + Optativa - 2140h

Coordenação
Esp. Jorge Luiz Rodrigues Valêncio
 

Serviços Jurídicos

Diploma: Tecnólogo em Serviços Jurídicos
Total de vagas anuais: 100
Alunos por turma: 50
Turno: Noturno

Investimento

Mensalidade: R$ 840,00*
Modalidade: Presencial
Regime de matrícula: Semestral

Curso

Carga horária: 2140 horas
Integralização: 2,5 Anos
Tempo mínimo: 5 semestres

Reconhecimento

Portaria de Autorização SERES/MEC Número 376 de 24 de abril de 2017.
Publicada no Diário Oficial da União Nº 78 de 25 de abril de 2017.
*Consultar tabela de desconto cedidos pela instituição