Tecnólogo em Marketing

Apresentação do Curso

Vive-se, hoje, um momento de transição entre a sociedade industrial e a sociedade de prestação de serviços. Com a utilização da tecnologia surge o vértice de dois grandes paradigmas: globalização da economia e desenvolvimento humano, que se distanciam no mesmo compasso da evolução humana. Este é o desafio a ser enfrentado. Em um mercado altamente competitivo, as exigências em relação à formação profissional são cada vez maiores.
O mercado sempre procura antecipar e satisfazer os desejos de seus consumidores. O profissional de Marketing é quem faz estudos e elabora estratégias para alcançar este objetivo.
Ele deve ter conhecimentos necessários para estimular as vendas de produtos e serviços, identificar o público-alvo e as oportunidades do mercado, fortalecer a imagem de marcas e empresas e auxiliar na tomada de decisões.

Objetivo Geral

Formar profissionais com sólidas competências e habilidades em Marketing capazes de realizar pesquisas e análises de mercado, gerenciar e planejar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar novas oportunidades no varejo e implementar programas destinados à criação e monitoramento de novos produtos, manter trocas com os mercados-alvos criar relacionamentos com consumidores; antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos; compreender aspectos legais que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais e demais normas diretamente ligadas à profissão.

Missão do Curso

“Capacitar profissionais em nível tecnológico para a gestão de marketing em empresas públicas e privadas, com foco na inovação, criatividade, planejamento, organização, gerenciamento, controle e avaliação dos processos mercadológicos”.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Marketing agrega em seu perfil profissional competências para atuar no mercado de trabalho, direcionadas às áreas do Marketing. Ao mesmo terá se apropriado dos conhecimentos dos negócios empresariais, tendo em vista a grande importância da integração do Marketing com todos os setores das empresas. Ainda no seu perfil estará presente a formação cidadã e humanista, que o auxiliarão na compreensão da sociedade. O egresso do curso de Tecnologia em Marketing guarda profundo vínculo com o compromisso da Faculdade de Paraíso do Norte em contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade brasileira, atendendo ao mercado local e regional. O egresso do curso de Tecnologia em Marketing terá uma forte formação com perfil de executivo de empresas, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio, grande porte e no seu próprio empreendimento, desenvolvendo estratégias mercadológicas iniciadas com a interpretação das necessidades e desejos dos consumidores, passando pela elaboração de processos de todas as ações que envolvem a análise, pesquisa, planejamento e controle dos produtos e serviços da organização. Também estará apto a elaborar estratégias de comunicação com os consumidores e o mercado, analisando as tendências de mercado.

Mercado de Trabalho

Inúmeras são as oportunidades no mercado de trabalho aos tecnólogos em Marketing, não havendo dúvida, entretanto, de que para atuar em qualquer segmento há que se apreender e aprofundar a consciência da função social que desempenham como elemento transformador da sociedade, da qual jamais poderá apartar-se.

Áreas de atuação

As funções que podem ser ocupadas por um Tecnólogo em Marketing:

• Analista de Mercado e Estratégias de Negócios;
• Analista de Produtos e Serviços;
• Assistente de Logística;
• Assistente de Marketing;
• Assistente de Telemarketing;
• Assistente Técnico de Mercado;
• Auxiliar de Marketing;
• Gerente de Distribuição e Logística;
• Gerente de Marca(s);
• Gerente de Marketing,
• Gerente de Marketing, Relacionamento e Comunicação;
• Gerente de Pesquisa de Marketing;
• Gerente de Produto;
• Gestor de Segmentação de Mercado;
• Gestor de E-commerce;
• Supervisor de Compras e Serviços de Varejo;
• Supervisor de Marketing;
• Supervisor de Merchandising;
• Supervisor de Operações;
• Supervisor de Planejamento Estratégico de Marketing;
• Supervisor de Marketing Digital;
• Gerente de Marketing Digital.
Matriz Curricular
Período LetivoDisciplinaCarga Horária
1º Semestre Metodologia Cientifica
Empreendedorismo
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Fundamentos de Economia
Introdução ao Marketing
80
80
80
80
80
2º Semestre Teorias da Administração
Ciências Sociais Aplicadas
Contabilidade Básica
Estatística
Comunicação Integrada ao Marketing
80
80
80
80
80
3º Semestre Logística Empresarial
Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Planejamento Estratégico de Marketing
Desenvolvimento de Artes Gráficas
Marketing Digital
80
80
80
80
80
4º Semestre Propaganda e Promoção de Vendas
Marketing de Eventos
Gestão de Marcas (Branding)
Desenvolvimentos de Projetos de Marketing
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
80
80
80
80
80

Carga Horária das Disciplinas - 1600h
Atividades Complementares - 100h
Carga Horária do Curso - 1700h
Libras – Linguagem Brasileira de Sinais - Optativa - 40h
Carga Horária do Curso + Optativa - 1740h

Coordenação
Esp. Rodolfo Tormena
Matriz Curricular
Período LetivoDisciplinaCarga Horária
1º Semestre Metodologia Cientifica
Empreendedorismo
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Fundamentos de Economia
Introdução ao Marketing
80
80
80
80
80
2º Semestre Teorias da Administração
Ciências Sociais Aplicadas
Contabilidade Básica
Estatística
Comunicação Integrada ao Marketing
80
80
80
80
80
3º Semestre Logística Empresarial
Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Planejamento Estratégico de Marketing
Desenvolvimento de Artes Gráficas
Marketing Digital
80
80
80
80
80
4º Semestre Propaganda e Promoção de Vendas
Marketing de Eventos
Gestão de Marcas (Branding)
Desenvolvimentos de Projetos de Marketing
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
80
80
80
80
80

Carga Horária das Disciplinas - 1600h
Atividades Complementares - 100h
Carga Horária do Curso - 1700h
Libras – Linguagem Brasileira de Sinais - Optativa - 40h
Carga Horária do Curso + Optativa - 1740h

Marketing

Diploma: Tecnólogo em Marketing
Total de vagas anuais: 100
Alunos por turma: 50
Turno: Noturno

Investimento

Mensalidade: R$ 760,00*
Modalidade: Presencial
Regime de matrícula: Semestral

Curso

Carga horária: 1740 horas
Integralização: 2 Anos
Tempo mínimo: 4 semestres

Reconhecimento

Portaria 858 de 04/08/2017
Publicado em 07/08/2017
*Consultar tabela de desconto cedidos pela instituição