Licenciatura em Pedagogia

Apresentação do Curso

A pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo (ou a pedagoga) deve trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a administração escolar e o magistério.
Os profissionais formados em Pedagogia podem trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida.

Objetivo Geral

Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania, e também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Missão do Curso

Buscar ajustar os princípios da formação docente para a educação infantil, as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a educação especial e educação de Jovens e Adultos, aos novos parâmetros da educação nacional.

Perfil do Egresso

O profissional da educação, egresso da Fapan tem sua formação baseada em três conceitos articuladores da concepção pedagógica: Docência,Gestão e Conhecimento. O que torna um (a) pedagogo (a) competente,flexível,adaptável e polivalente, apto a atuarem ambientes formais e não formais.

O profissional deverá estar preparado para:

I. Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos; II. Dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
III. Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico - cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
IV. Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;
V. Contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;
VI. Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;
VII. Responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
VIII. Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
IX. Incentivar atividades de enriquecimento cultural;
X. Desenvolver práticas investigativas;
XI. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
XII. Orientação para resultados;
XII. Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
XIII. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
XIX. Ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolar;
XX. Participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;
XXI. Atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;
XXII. Ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;
XXIII. Ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.
Mercado de Trabalho

A necessidade de formação de pedagogos é grande em nosso país, o trabalho que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo licenciado em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças.

Áreas de atuação

O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal.

• Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos.
• Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, Editoras, Pedagogia Hospitalar, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.
Matriz Curricular Presencial
Período LetivoDisciplinaCarga Horária
1º Semestre Comunicação Oral e Escrita
Direito Educacional
Filosofia da Educação
História da Educação I
Política Publicas Educacionais

80
80
80
80
80
2º Semestre História da Educação II
Gestão de Sistemas Educacionais
Pesquisa Cientifica
Sociologia e Ética na Educação
Psicologia do Desenvolvimento
80
80
80
80
80
3º Semestre Didática I
Psicomotricidade e Jogos
Educação Especial e Inclusiva
Ética e Responsabilidade Profissional
Psicologia da Aprendizagem
80
80
80
80
80
4º Semestre Estagio I – Gestão Escolar
Didática II
Literatura Infantil
Currículos e Projetos
Conteúdos, Métodos, Práticas e Valores na Ed. Infantil
80
80
80
80
80
5º Semestre Estagio II – Educação Infantil
Metodologia da Alfabetização
Metodologia da Ciências
Metodologia da Língua Portuguesa
Metodologia da História e Geografia
120
80
80
80
80
6º Semestre Estagio III – Ensino Fundamental
Metodologia da Matemática
Metodologia da Arte
Avaliação de Aprendizagem
Ética e Responsabilidade Profissional
120
80
80
80
80
7º Semestre Estagio IV / EJA
Tecnologia e a Educação
Educação Inclusiva
Educação Ambiental e Cidadania
Libras
80
40
40
40
80
8º Semestre Educação e Trabalho
Pedagogia Institucional
Cenários e Modalidades de EAD
Projeto Pedagógico Aplicado
40
40
80
80

Carga Horária das Disciplinas - 3000h
Atividades Complementares - 200h
Carga Horária do Curso - 3200h

Matriz Curricular EAD
Período LetivoDisciplinaCarga Horária
Módulo 1 Escola e Sociedade
Profissão Docente
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

40
40
60

Módulo 2 Filosofia
Formação Docente para Diversidade
Português
Práticas Curriculares I – Profissão Docente
Psicologia do Desenvolvimento
60
80
50
50

Módulo 3 História da Educação
Psicologia do Desenvolvimento
Teorias da Aprendizagem


50
70
80


Módulo 4 Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
Teorias de Currículo
Relações étnico-raciais
Práticas Curriculares II – Teorias de Aprendizagem

70
60
40
50

Módulo 5 Políticas Públicas em Educação
Gestão de sistemas educacionais
Tópicos da Filosofia da Educação


80
70
60


Módulo 6 Psicologia da Educação
Educação Ambiental e Cidadania
Sociologia da Educação
Práticas Curriculares III – Gestão de Sistemas Educacionais

70
40
70
50
80
Módulo 7 Avaliação da Educação e da Aprendizagem
Literatura Infantil
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras


60
40
40


Módulo 8 Educação, Corpo e Movimento
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Gestão Escolar Integrada
Práticas Curriculares IV – Alfabetização
70
80
80
50
Módulo 9 Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa1
Práticas Curriculares IV – Alfabetização
70
80
80

Módulo 10 Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita
Tecnologias na Educação
Metodologia do Ensino da Matemática
Práticas Curriculares V – Metodologia e Prática de Ensino
80
40
80
50
Módulo 11 Arte no Contexto Escolar
Fundamentos Econômicos da Educação
Noções de Negócios para o Pedagogo

40
50
60

Módulo 12 Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório
Práticas Curriculares VI – Educação Especial e Inclusiva
60
80
120
50
Módulo 13 Letramento em Libras
Educação à Distância
Educação de Jovens e Adultos

60
60
60

Módulo 14 Dimensões da Não aprendizagem
Psicomotricidade
Processos Educativos não Formais
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II
Práticas Curriculares VII – Educação de Jovens e Adultos
70
80
80
50
Módulo 15 Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino das Ciências
Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Práticos de Ensino de Geografia
Praticas Curriculares VIII- PPA
70
80
80
50
Módulo 16 Direitos Humanos
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III
Práticas Curriculares VIII – Recursos Pedagógicos
Praticas Curriculares VIII- PPA – Alfabetização
50
150
150
30

Carga Horária das Disciplinas - 3000h
Atividades Complementares - 200h
Carga Horária do Curso - 3200h

Coordenação
Esp. Edna Maria Capelari
Links Periódicos de Pedagogia
Acesse os links abaixo

CADERNOS CEDES - UNICAMP
https://www.cedes.unicamp.br/

EDUCAÇÃO & OPORTUNIDADE - SENAC MINAS
http://www2.senacnet.com.br/publicacoes/revista/

EDUCAÇÃO - REVISTA CENTRO EDUCAÇÃO UFSM
https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao

EDUCAÇÃO BRASILEIRA-REVISTA DOS CONSELHOS DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
http://www.crub.org.br/revista-educacao-brasileira/

EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE
https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao

EDUCAÇÃO E PESQUISA-REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP
http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/

POIESIS-REVISTA DE PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO - UNISUL
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis

EDUCAÇÃO E REALIDADE - UFRGS / CNPQ / CAPES / IPEA
http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/archive

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE-REVISTA DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-7330/lng_pt

EDUCAÇÃO EM FOCO - UNIV. FEDERAL DE JUIZ DE FORA
https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco

EDUCAÇÃO EM REVISTA - UNESP/MARILIA
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista

EDUCAÇÃO GRAFICA - UNESP/CAMPUS BAURU
http://www.educacaografica.inf.br/

EDUCAÇÃO INFANTIL - EDITORA SEGMENTO
http://www.editorasegmento.com.br/

EDUCAR EM REVISTA - UNIV. FEDERAL DO PARANA
https://revistas.ufpr.br/educar

INTERDISCIPLINARIDADE - GRUPO EST. PESQUISAS INTERDISCIPLINARIDADE - PUC-SP
https://revistas.pucsp.br//index.php/interdisciplinaridade/index

NOVA ESCOLA - CRECHE E PRE-ESCOLA
https://novaescola.org.br/etapas-disciplinas?etapas=Educa%C3%A7%C3%A3o+Infantil

NOVA ESCOLA - EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 1
https://novaescola.org.br/etapas-disciplinas?etapas=Fundamental+1

NOVA ESCOLA - ENSINO FUNDAMENTAL 2
https://novaescola.org.br/etapas-disciplinas?etapas=Fundamental+2

NOVA ESCOLA - ENSINO MEDIO
https://novaescola.org.br/etapas-disciplinas?etapas=Ensino+M%C3%A9dio

NOVA ESCOLA - GESTAO ESCOLAR
https://gestaoescolar.org.br/

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO - ANPED
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA
http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie

REVISTA BRASILEIRA DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO-ISSN 1678-166X - ANPAE
http://www.anpae.org.br/website/publicacoes/revista-da-anpae

REVISTA CONTEXTO & EDUCACAO - POS-GRADUAÇÃO UNIJUI
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao

REVISTA DA EDUCAÇÃO FISICA /UEM
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis

REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR - UNIV. FEDERAL DE UBERLANDIA
http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop

REVISTA DE EDUCACAO PÚBLICA - POS-GRAD. DA UNIV. FEDERAL MATO GROSSO
http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/5873/Cuiaba

REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao

REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - MESTRADO UNIGRANRIO
http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm

REVISTA DE PRODUÇÃO DISCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PUC-SP
https://revistas.pucsp.br//index.php/pdemat

REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL - POS-GRAD. PUC-PR
http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo

REVISTA EDUCAÇÃO - EDITORA SEGMENTO
http://www.revistaeducacao.com.br/

REVISTA EDUCAÇÃO E CIDADANIA - ED. ÁTOMO
http://rec.revistascientificas.com.br/sobre.php

REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORANEA - PPGE ESTÁCIO
http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc

REVISTA EDUCAÇÃO E POLITICAS EM DEBATE - FAC. EDUCAÇÃO - UNIV. FED. UBERLANDIA
http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas

REVISTA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - UFTPR/CURITIBA
http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct

REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO - UFRN
http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/colecaocompleta.html

REVISTA EDUCAÇÃO PUBLICA - FUNDAÇÃO CECIERJ
http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/

REVISTA EDUCACAO, ARTES E INCLUSAO - LAVAIPE/UDESC
http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO - UNIV. FEDERAL DE SÃO CARLOS
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc

REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE - UNIV. FED. BAHIA
https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias

REVISTA TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ
http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/

REVISTA VER A EDUCAÇÃO - INST. CIENCIAS EDUCAÇÃO - UNIV. FED. PARA
https://periodicos.ufpa.br/

WEB REVISTA LINGUAGEM EDUCAÇÃO E MEMORIA - LETRAS - UEMS
http://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PORTAL MEC
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

INTRODUÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PORTAL MEC
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - PORTAL MEC
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Portal MEC

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Portal MEC

Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries - Portal MEC

parâmetros curriculares nacionais parâmetros ... - Portal do MEC

PARÂMETROS E REFERENCIAIS Links para os PCN do Ensino ...

MEC divulga última versão da Base Curricular para ensino infantil e ...

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

 

Pedagogia

Diploma: Licenciatura
Total de vagas anuais: 100
Alunos por turma: 50
Turno: Noturno

Investimento

Mensalidade presencial: R$ 760,00*
Mensalidade EAD: R$ 299,00*
Modalidade: Presencial e EAD
Regime de matrícula: Semestral

Curso

Carga horária: 3200 horas
Integralização: 4 Anos
Tempo mínimo: 8 semestres

Reconhecimento

Portaria 914 de 14/08/2017
Publica em 15/05/2017
*Consultar tabela de desconto cedidos pela instituição