7 Mitos sobre Concursos Públicos – UniBF

7 Mitos sobre Concursos Públicos

Encerramento de Semestre – Psicomotricidade
julho 2, 2019
UniBF encerra Campanha do Agasalho com mais de 2000 mil peças arrecadadas!
julho 8, 2019

7 Mitos sobre Concursos Públicos

  1. É preciso estudar dia e noite
    Todo “concurseiro” precisa encontrar uma boa maneira de se preparar para o teste. Mas isso não quer dizer que precise deixar sua vida social de lado, é possível encontrar um equilíbrio para foco de alta performance na hora de estudar, com a ajuda de livros e apostilas com bons conteúdos, cursos preparatórios que tenham alto índice de aprovação ou com provas de anos anteriores.
  2. Sucesso com preparação em cima da hora
    Outra inverdade que faz parte das discussões sobre concursos públicos são as histórias sobre pessoas que “estudaram uma semana e passaram direto”. Isso pode acontecer, afinal, você pode ter uma boa afinidade com o conteúdo da prova. Entretanto, dedicação e preparo, sem excessos, são sempre necessários.
  3. Dificuldade da prova varia conforme número
    O terceiro mito da lista é que as provas mais concorridas tendem a ser mais fáceis. Isso é uma grande mentira, pois cada prova tem seu grau de dificuldade e cobrança de acordo com as habilidades que são necessárias ao exercício da função proposta, e não de acordo com o número de concorrentes.
  4. É obrigatório atender aos requisitos no ato da inscrição
    Como os concursos costumam demorar vários meses entre a abertura do edital e, de fato, a posse do cargo, você pode, sim, se inscrever e participar dos testes mesmo sem ainda ter todas as atribuições exigidas no edital, porém no dia da posse sim é necessário ter todas as exigências do cargo.
  5. Concursos são de fachada, as vagas já estão direcionadas
    Esse é um medo recorrente em quem não está ambientado com o universo dos concursos públicos. Acham que de nada adianta “perder tempo” com estudos, porque as “cartas estão marcadas” ou é preciso ter um parente poderoso para ser aprovado. Há casos conhecidos de fraudes, porém são fatos isolados, que representam um índice minúsculo dentro do montante geral de editais. Então, não precisa ter receio e não use isso como desculpa para não tentar!
  6. Quem está com o “nome sujo” não pode fazer concurso
    Esse era um critério muito antigo para nomear servidores. Havia na CLT uma cláusula que impedia a contratação de servidores com “nome sujo na praça”, que estivessem em listas como SPC e Serasa. Essa cláusula foi extinta em 2010 e não há mais qualquer restrição.
  7. É proibido ter tatuagem ou piercing
    Esse é um dos maiores mitos sobre concursos públicos: quem tem tatuagem ou piercing não pode ser concursado. Os concursos não fazem nenhum tipo de discriminação, seja por cor de pele, religião, opção sexual, deficiência física ou qualquer outro caso. Contudo, para as posições de força e estratégia militar os candidatos não podem ser tatuados em áreas expostas.

Se você está pensando em fazer um concurso público e quer estar à frente dos outros candidatos, faça nosso curso preparatório e esteja preparado para conquistar a sua vaga no concurso!

Qualquer dúvida, ligue para nós!

📞📲 (44) 3431-1212 | (44) 9 9999-6248 (Whatsapp)

Fiquem ligados nas nossas redes sociais para saber o que acontece por aqui!
Facebook: Fanpage da Fapan  Instagram: @fapanfaculdade